Controle Remoto como funciona?

Controle Remoto como funciona?

Wednesday, Sep 30, 2015 0 comment(s)

História e cuidados para mantê-lo funcionando corretamente

Já parou para pensar como seria sua vida sem o controle remoto? Essa é mais uma das coisas importantes que usamos no dia a dia e que só lembramos de sua importância quando as pilhas acabam ou as crianças o escodem.

Algumas TVs, aparelhos de som, sons automotivos, Blu-Ray e DVDs players mais recentes são tão dependentes do dispositivo que algumas funções só podem ser acessadas via controle remoto, o que dá uma tremenda dor de cabeça quando tentamos usar os equipamentos sem eles. Além dos eletrônicos, alguns brinquedos, eletrodomésticos, como ar condicionado e climatizador, também podem ser acionados pelo aparelho.

História

Uma das coisas que nunca paramos para pensar é: como funcionam os controles? Não se trata de magia: a comunicação entre controle e TV é feita através da tecnologia infravermelha, a partir da transmissão de sinais específicos quando o botão é apertado.

O controle remoto é dotado de um circuito integrado com chip, que detecta o momento em que você aperta o botão, transforma o comando em um sinal inteligível e o transmite através de um led infravermelho (aquele situado na extremidade do controle) para o sensor da TV.

Mas o controle por infravermelho é uma mudança recente. Desde a patente registrada por Nikola Tesla em 1893, a tecnologia de operação de equipamentos à distância foi experimentada em diversas variações, todas voltadas, a princípio, para uso militar. Uma exceção foi o controle remoto para rádios da Philco, o Mystery Control, comercializado nas décadas de 1930 e 1940. O primeiro controle remoto para TV, sem fio, foi inventado nos anos 1950 para a fabricante Zenith. O chamado Flash-matic funcionava a partir de uma tecnologia baseada na projeção de uma luz sobre células fotossensíveis. Este modelo superava em inovação e praticidade o anterior, Lasy Bones, que possuía um fio que o conectava à TV e causava acidentes com frequência. Entretanto, as células também respondiam a outros tipos de luzes, como a solar, e a televisão interpretava incorretamente a claridade, trocando de canal sozinha.

Em 1956, o inventor Robert Adler criou o Zenith Space Commander, o primeiro controle remoto para TVs com bom resultado comercial. Sua tecnologia era inovadora e mais eficiente que as anteriores: usava o ultrassom para mudar os canais. Mas esta tecnologia também tinha defeitos: o ultrassom não é ouvido pela maioria das pessoas, mas pode incomodar os mais sensíveis, e era muito suscetível a interferências.

Com a invenção do Teletexto nos anos 1970 ? usado para acrescentar informações adicionais às programação de TV, como closed captions - surgiu a necessidade de um controle remoto com mais opções além da mudança de canal, controle e on/off. Com esta mudança no padrão televisivo, surgiu no final da década de 70 a tecnologia que usamos até hoje ? o infravermelho.

Meu controle remoto não funciona: o que fazer?

Não adianta bater, xingar ou trocar as pilhas. Se o seu controle remoto apresenta problemas, existem algumas formas de consertá-lo. Mas lembre-se: se não tiver segurança no que está fazendo, melhor comprar um controle remoto universal, existem várias opções em conta e fáceis de usar no mercado, ou chamar a assistência técnica. Abaixo fornecemos algumas situações e o que fazer em cada caso.

- Sujeira no contato de bateria: verifique se seu controle está com sujeiras nos contatos da pilha. Isso faz com que a energia seja passada de forma intermitente, interrompendo o funcionamento do controle. Para resolver, umedeça um cotonete em álcool isopropílicoe esfregue os terminais de contato das pilhas. Espere secar e teste novamente. Para remover manchas esverdeadas de salitre (muito comum em áreas litorâneas), raspe com uma faca, tomando cuidado para não ir além da camada de sujeira. Limpe com álcool isopropílico e faça o teste.

- Botão não funciona: este é um procedimento mais complicado. Se tiver alguma familiaridade com reparos domésticos, siga as dicas, senão, procure um profissional. Abra o controle remoto, retirando as pilhas e desparafusando para desmontá-lo. Separe, com cuidado, cada parte do controle remoto. Limpetudo com um pincel limpo e seco, para tirar a poeira. A membrana de borracha possue pequenos círculos, que precisam estar funcionando para que os botões ativem os comandos. Com um pouco de tinta condutiva, pinte dentro dos círculos correspondentes aos botões defeituosos, com bastante cuidado. Deixe secar por uma hora e remonte o controle. Certifique-se de que a tinta secou antes de fazê-lo, ou poderá piorar o problema.

Leave Your Comment

Whatsapp